segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Humanizando stormtroopers





Na trilogia clássica, principalmente no Episódio IV, Obi-Wan descreve as tropas imperiais como sendo homens que não podem ser subornados, são perigosos e altamente treinados. Destruíram friamente a fazendo de Luke e aniquilaram seus tios. Entretanto, nos filmes posteriores e com o clonetroopers, eles são tratados basicamente como lacaios robôs. Completamente desumanizados. Alguns vão falar do universo expandido e da série Clone Wars, e sim, concordo com vocês, nessas mídias citadas, de fato, são trabalhados elementos para individualizar esses personagens e é onde quero chegar: a proposta desse artigo, é apontar como incorporaram bastante disso no Episódio VII e como você pode aplicar ao seu jogo.
Pegando os stormtroopers da trilogia clássica (que são humanos recrutados) e os stormtroopers da Primeira Ordem (que são doutrinados), podemos considerar que são humanos que apesar da frieza de combate, ainda perduram sentimentos e inseguranças (como mostrados em filme de guerra). Na verdade, esse conflito é a premissa do personagem Finn em seus primeiros momentos no filme. Aparentemente, Finn, não é um caso isolado, devido a existência de um procedimento oficial de “redoutrinaçao” (citado pela Capitã Phasma se não me engano).
Assim, não trate seus stormtroopers como droids. Sendo humanos, eles podem fugir, podem repensar suas estratégias, pensar em armadilhas e emboscadas ou tentar ludibriar completamente seus oponentes para evitar um confronto direto. A cena onde os stormtroopers escutam o acesso de raiva de Kylo Ren e decidem pegar outro caminho é perfeita pois é engraçada, mas é mais que isso: ela é verossímil. Outro recurso que pode deixá-los ameaçadores são os equipamentos de ponta. Um oponente melhor equipado é capaz de sobrepor portas bloqueadas, causar mais estrago, possui armas mais letais, comunicadores que funcionam em áreas onde nenhum outro aparelho funciona, etc.
Além disso, como mostra o Episódio IV, eles podem ser um grande incômodo, por serem insubornáveis e paranóicos, revistando cada veículo, casa e cantina a procura de espiões e simpatizantes dos rebeldes.
Então fica aí a dica: humanize seus stormtroopers, rondas e unidades imperiais devem ser sinônimos de problema para seus jogadores e não “só mais uns soldadinhos pra matar.”

Bons jogos a todos!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário