quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Vamos fazer compras?


É sempre bacana quando o grupo volta cheio de tesouros de sua mais recente jornada. Vários perigos superados, alguns companheiros tombados. É hora de voltar a cidade e comprar e renovar o equipamento. É nessa hora que, excitados, os jogadores se voltam para o Mestre e dizem: vamos fazer compras. Queremos armas e armaduras melhores! E é nessa hora que você diz: 

“Bom, infelizmente o ferreiro se mudou dois dias atrás. Há uma placa dizendo que ele se juntou a uma caravana comercial. Ao que tudo indica, aqui havia pouco movimento."

A questão aqui, é ajudar você, Mestre, a colocar vida em seu mundo. Aproveitar uma oportunidade diretamente voltada à economia do seu mundo e criar um sopro de verossimilhança ao seu cenário de campanha. Pode ser que na cidade que os heróis visitem nem tenha ferreiro, pode ser ainda que nela, só se venda artigos voltados à mineração ou agricultura. O segredo é evitar que em toda loja que o grupo entre, você abra o livro na página de equipamentos e entregue o grupo como um garçom.

Pense em seu mundo de maneira verossímil. Porque em todo vila ou cidade há espadas curtas, longas, bastardas, montantes, maças e arcos? Nem em nossa realidade é possível encontrar tudo presencialmente, porque seria assim em um mundo com estradas perigosas, cultos malignos e criaturas nefastas espreitando na escuridão?

Perceba que rapidamente, esse pensamento semeia várias ideias de aventura. Se o seu grupo deseja armaduras completas, eles terão que procurar em um forte militar, em um castelo de lordes, ou encontrar um ferreiro aposentado que trabalhou a vida toda construindo full plates para a corte do rei. Pode ser que os heróis só encontrem arcos curtos à venda (pois eram mais acessíveis para a caça e exigiam menos força) e para encontrarem arcos longos, terão que procurar rangers misteriosos ou elfos escondidos. E olha que nem estamos falando de itens mágicos! Um simples arco longo fomentou toda uma nova aventura. Isso certamente marcará seu grupo. e nem preciso dizer, esse tratamento pode ser feito com qualquer jogo que estiver rolando em sua mesa.

O resultado final será um mundo mais coeso, onde o grupo não dará por garantido os itens desejados, estarão à mercê de uma economia básica funcional e dará um tempero adicional e divertido para sua campanha.


Bons jogos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário