segunda-feira, 28 de março de 2016

Relato de jogo: Dungeon Crawl Classics

A aventura existe e vai sair!
            Ontem realizei o playtest da aventura que será publicada aqui no blog em breve: "Os Fossos da Morte de Yandro". A aventura é criada para personagens nível 0 ou serve para introduzir personagens de 1º nível. Além disso, ela foi criada especialmente para funcionar como uma one-shot, ou seja, durar apenas uma sessão. Começamos 15:00 e terminamos 19:00.


Os aventureiros começam a explorar o pântano.
Os Fossos da Morte de Yandro é estruturada em 3 atos. No 1º ato, o grupo é convocado para livrar as Minas de Ferro de algo que afugentou os mineradores 20 anos atrás. No 2º ato, o grupo adentra um pântano para buscar um eremita que serviu como guia dos mineradores de outrora e que provavelmente ainda possui um mapa das galerias. O 3º ato, o grupo parte para as Minas de Ferro e explorar finalmente os perigos dos Fossos da Morte de Yandro.

Os aventureiros começam a MORRER no pântano!
Já fiz minha resenha do Dungeon Crawl Classics aqui no blog, vou pontuar apenas as mecânicas que sobressaíram na sessão de ontem: o grupo soube usar a Sorte com sabedoria. Os recursos escassos, fazem com que os personagens usem de criatividade para improvisar armas, a letalidade do jogo, faz com que fujam das criaturas ao invés de lutar até a morte. A não-existência de perícias e talentos acelera demais o combate e a criação de personagens. E como sempre, ponto alto para o sistema de magia, que é extremamente imprevisível e caótico, do jeito que ele deve ser. Arrancou várias risadas com os efeitos aleatórios e as falhas críticas, com direito a deformar o rosto da maga! Quanto as miniaturas: usei elas, mas apenas abstratamente. Nada de combate tático, nem ataques de oportunidade. Era apenas para ilustrar ordem de marcha e a disposição de cada um em determinadas situações. Funcionou perfeitamente para esse objetivo.


Foram 6 jogadores: 4 deles iniciaram com personagens de 1º nível e outros 2, usaram 2 personagens de nível 0 cada. Total de 8 personagens. Acabou que 2 personagens de 1º nível morreram no 2º ato, e os 3 personagens de nível 0 chegaram até o final. Apenas 1 deles morreu na ÚLTIMA cena da aventura. Além disso, quando dois personagens de 1º nível morreram, permiti pegar um de nível 0 para não saírem do jogo. Por fim, o DCC é sobre a misteriosa mão do destino, sobre administrar a sua Sorte (um dos atributos do jogo que pode ser “queimada” para melhorar os testes) e o mais valioso: o bom senso. Agora oficialmente aprovado pelo meu grupo, e aventura oficialmente testada. Em breve, estará disponível aqui no blog para download.

Abraço e bons jogos a todos!


2 comentários:

  1. quando editar o áudio me avisa, quero ouvir kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, pode deixar. Vou tentar disponibilizar o áudio sexta-feira aqui no blog. Abraço.

      Excluir