domingo, 13 de março de 2016

Resenha: Star Wars Marcas da Guerra

As coisas não estão boas para o Império...


SEM SPOILERS!

Escrito por Chuck Wendig e traduzido para o português pela Editora Aleph, Marcas da Guerra é o ponto de transição adotado pela Disney para estabelecer o novo Universo Expandido, ou seja, o livro NÃO possui o selo Legends. A trama se passa um tempo depois da destruição da Segunda Estrela da Morte, retratando o que se passa no universo com a morte do Imperador e de seu principal general: lorde Darth Vader.

O livro inicia praticamente depois das últimas cenas do Episódio VI, com a estátua de Palpatine sendo derrubada pelo povo. Com essa premissa, “visitamos” vários planetas da galáxia e conhecemos vários personagens novos (e reencontrando outros famosos), mas não se iluda: as estrelas principais aqui são os novos personagens. O que é ótimo. De início achei que o autor estava exagerando na quantidade de personagens apresentados no livro, mas tendo em vista que é uma trilogia, terminei a leitura me identificando com a maioria deles, não querendo que eles morressem ou perdessem seus familiares. Ponto alto para a escrita do autor, que de fato, nos faz nos importar com os personagens.

O escopo geral do pós-guerra, é bem verossímil, revelando ainda que o Império tentou usar um dublê de corpo para mostrar que o Imperador ainda estava vivo, mas que com a liderança estilhaçada, não há muita esperança para os Moffs. Eles terão que elaborar um plano mais ambicioso se quiserem sobreviver. Além disso, mostra todo o esforço de Mon Mothma e seu Conselho para desmilitarizar a Nova República e seu medo de apenas trocar uma ditadura por outra.

O resultado final é um livro com clima de RPG. Para quem gosta de ler um livro assim com uma “visão rpgística”, algumas situações ilustram perfeitamente as novas regras do Star Wars Fronteira do Império, num dos trechos narra: “com uma sensação de triunfo, Temmim consegue passar pela porta um segundo antes que ela se feche”. Outras emulam perfeitamente o sistema de combate, de fadiga e de ferimentos.

Por fim, esse livro é fortemente recomendado para os fãs da saga, está longe de ser um caça-níquel gratuito da franquia. Nos apresenta personagens carismáticos, reviravoltas bem pensadas e alguns ganchos instigantes para os próximos volumes.

Grande abraço e boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário