quarta-feira, 27 de abril de 2016

Regra da casa: Ação Heróica!

Por Crom, vou jogar o D30!

Para iniciar a sessão Regra da Casa aqui no blog, escolhi uma do zeitgest RPGístico, ou seja, do inconsciente coletivo. Acho que ela surgiu ``oficialmente`` num debate alguns anos atrás sobre usos criativos para o dado de 30 faces no Dungeons & Dragons (independente da sua versão) e seus derivados (Old Dragon, Pathfinder). Registro aqui um uso que já marcou presença em minha mesa: a Ação Heróica.

Essa regra opcional é muito simples: uma vez por sessão de jogo, CADA jogador tem direito de tentar uma Ação Heróica. Seja para tentar arrombar uma porta, decifrar um pergaminho, atacar, escalar, qualquer teste. Depois de anunciar a intenção, o Mestre permite o jogador lançar o D30 ao invés do usual D20.

Minhas modificações:

Lembro que usei ainda, dois elementos para enriquecer e ilustrar melhor esse recurso:

  • Depois de efetuar o teste, o Mestre pode garantir um bônus de XP (100 XP por nível de personagem, por exemplo) sempre que o teste for bem sucedido graças `a Ação Heróica.
  • O Mestre, no inicio da sessão, entrega aos jogadores um marcador (que pode ser uma conta de vidro, uma ficha de pôquer), justamente para representar a Ação Heróica.

OBS: nesse tipo de ação, o sucesso crítico conta como o 30 natural e a falha critica continua sendo o 1 natural.


Jogar o D30 é sempre gratificante!


Espero que essa regrinha simples forneça cenas divertidas e tensas na sua mesa. 

Como sempre, bons jogos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário