sábado, 25 de março de 2017

A trinca para jogadores iniciantes



Diversão garantida com esses três.
     Geralmente, durante as férias, levo um jogo na mochila para caso encontrar uma galerinha que nunca ouviu falar de RPG, ou que já tenha alguma noção, mas que nunca sentou pra jogar. Olhei para minha estante e percebi que existem três títulos que uso bastante para isso: Dungeon World, 3D&T Alpha e Old Dragon. A saber, por pura questão de bom senso, optei pelos seguintes requisitos:

1 – o livro está disponível oficialmente em português;
2 – o livro não está esgotado, ou seja, posso apresentar o jogo e é viável de ser adquirido sem o estigma de “artigo raro” entre colecionadores.
3 – que exista uma fan base engajada: com muitas adaptações e material disponível gratuitamente.

Manual 3D&T Alpha

Esse RPG dispensa apresentações. Nascido nas páginas da ressuscitada Dragão Brasil, o jogo é aberto e genérico. Jogue uma campanha futurista, medieval, baseada em um filme, em um anime. O que quiser. O jogo possui pacotes de vantagens, desvantagens e perícias que podem ser customizados ao extremo. Seu sobrinho não para de assistir Naruto no tablet? Arrume uma adaptação do anime (ou faça a sua própria) e chame-o para jogar. Vale lembrar que o jogo está disponível no site da Jambô Editora para download gratuito. Mas acredite: vale a pena ter o livro na mão, pois o jogo exercita a modularidade por parte do Mestre, ou seja, filtrar o que é permitido ou não na campanha que dará início. Bônus: só usa dados de 6 faces. 

Old Dragon

Uma versão amigável e honesta para iniciar no Dungeons & Dragons. As “vacas sagradas” estão todas lá: os seis atributos, as classes, as raças, equipamentos, magias e monstros a serem combatidos. É um RPG completo, mas existem incontáveis materiais para expandir o livro básico, mas isso é um processo natural conforme o grupo for se sentindo à vontade com o jogo. Como acontece no 3D&T, a comunidade de jogadores é muito unida, compartilhando ideias, aventuras e regras caseiras. O jogo necessita do conjunto de dados completo do D&D (que hoje em dia é fácil obter) e é um livrinho bem ilustrado e formatado de maneira portátil.  Novamente, a REDBOX acerta: disponibilizando gratuitamente o livro básico. Existe um grupo na minha cidade que joga desde o lançamento e não quer outra vida! Old Dragon é puro amor!

Dungeon World

Alguns podem torcer o nariz pois Dungeon World tem aspectos narrativos que desconstroem muito do que foi estabelecido no hobby, mas o livro é tão bem escrito e organizado que isso não compromete em nada como porta de entrada para novatos. A estrutura de movimentos básicos, como Desafiar o Perigo, Matar e Pilhar, Disparar ou Discernir Realidades são bem intuitivos e divertidos de colocar em prática. É impagável um personagem entrar em uma casa abandonada, fazer um teste de Discernir Realidades, e poder perguntar para o Mestre (que deve responder honestamente): “O que aconteceu aqui recentemente?”. Dungeon World entra nessa seleção por ser um paradoxo, uma anomalia: um jogo robusto, mas ainda simples. Um jogo que consegue emular a mais clássica e colorida fantasia, até o mais sinistro que o gênero dark fantasy tem a oferecer. Aqui temos outro exemplo de comunidade de jogadores unida. Alguns entusiastas do jogo fizeram adaptação até de Star Wars para o Dungeon World. Não deixe de conferir.

Essas são apenas três sugestões, que por experiência própria, deram ótimos resultados em grupos de novatos. Adoro outros jogos, mas do que adiantaria indicar um jogo em inglês para jovens que ainda não entendem o idioma? Do que adiantaria "pagar de hipster" e indicar jogos fora de catálogo desde 1986? Livros que demandam um investimento grande de dinheiro para jogadores que ainda estão na escola? Acho que não...

Abraço a todos e bons jogos!       

3 comentários:

  1. O Dungeon World se tornou meu rpg favorito pela facilidade que ele proporciona pro mestre, tanto pra jogadores experientes quanto pra novatos. Pra mim o RPG ideal pra iniciantes e ideal pra veteranos que buscam um jogo mais dinamico e interpretativo. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem colocado. DW é flexível o suficiente para agradar qualquer tipo de jogador. Está ganhando cada vez mais espaço no meu grupo.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Aqui um manual explicando o RPG:
    https://drive.google.com/file/d/0B1d50Womx-wmbF9FMHdBdjBGUXc/view

    Gilson

    ResponderExcluir