terça-feira, 14 de março de 2017

Cavaleiros Negros

    
Lorde Soth é o Cavaleiro Negro mais famoso de D&D.
     
     Poucos vilões são mais assustadores que o trope de uma figura fantasmagórica trajada de preto, como um avatar da própria morte. O imagético é muito poderoso e o contraste com nossos heróis, é dramaticamente conveniente desde o primeiro momento: o antagonista perfeito! A luz contra a escuridão. Algumas dessas figuras se postam tão aterradoras que elas nem exigem falas ou interpretações afetadas: a simples presença completa o papel a desempenhar. Por exemplo: felizmente, li A Sociedade do Anel antes dos filmes (não me entendam mal, adoro a trilogia cinematográfica, mas ali é a visão pessoal do diretor para as cenas), e nunca sairá da minha memória, a composição aterradora que EU criei em minha mente para os Cavaleiros Negros perseguindo os hobbits (até então sem informações acerca do Inimigo) pelo Bolsão até Bri (onde eles achavam estarem seguros, junto à “civilização”). Tanto os hobbits, quanto os leitores, não sabiam quem eram eles, seus nomes, suas origens. A concepção dos vilões, bastava.
    Nas lendas arthurianas, a figura surge de diversas formas: no conto de Sir Percival (escrito no século 14), o Cavaleiro Negro aprisiona a própria esposa depois de escutar que ela trocou alianças com Percival. Nosso herói derrota o Cavaleiro Negro. No conto gaélico Yvain, o Cavaleiro do Leão, um Cavaleiro Negro sobrenatural é invocado por Sir Calogrenant. Essas são apenas algumas aparições mitológicas. O livro “A morte do Rei Arthur”, lançado aqui no Brasil pela Martins Fontes, anos atrás, traz algumas aparições semelhantes.

Cavaleiros Negros podem ser bem insistentes também.
    
    E quanto aos Cavaleiros Negros no RPG? Lembro que usei esse recurso na minha campanha que mais perdurou de AD&D. Era em Forgotten Realms, e a figura era denominada simplesmente como “O General”, que liderava as hordas de orcs, atacando cidade após cidade do norte e era afiliado aos Zhentarim. A primeira parte da Campanha era aprisionar esse vilão em outro plano e a segunda parte, era desvendar a gênese do personagem. Foi memorável para o grupo.
Barão Owl é estranho E misterioso.

Abaixo, 4 arquétipos do Cavaleiro Negro, bastante usados na cultura pop:
  • Origem Sobrenatural: o mais clichê. Um cavaleiro ou nobre nefasto que fora ressuscitado para liderar as forças do Caos.
  • Banido: um cavaleiro que por algum motivo (ou mal-entendido), fora banido da Ordem de Cavalaria. Ele teve que adotar as cores negras pois não era mais digno de usar as cores oficiais da ordem. Ele pode estar em busca de redenção, ou movido por objetivos nada nobres, como vingança.
  • Estranho misterioso ( ou “Síndrome de Barão Owl”): Quais são as motivações dele? Está do lado de quem afinal de contas?
  • Guardião: seja física ou espiritualmente, o Cavaleiro Negro está sob juramento de proteger algo ou um local específico.
    Por fim, seja em séries, filmes, jogos e romances, por mais clichê que possa parecer, a figura
trajada de negro ainda é uma alegoria poderosa. E vocês, já usaram esse recurso dramático nos seus jogos?


 Grande abraço e bons jogos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário