sexta-feira, 2 de junho de 2017

Papo de Monstro - Monstro da Ferrugem

Olá, pessoal! Vamos começar mais uma edição da Papo de Monstro, sua coluna semanal sobre monstros de RPG e da cultura pop. Essa semana, falaremos de uma criatura que, mesmo parecendo esquisita e inofensiva, pode causar pânico e terror no coração da maioria dos jogadores.

"Vocês comemoram enquanto veem a jaula de ferro cair em cima da estranha criatura. Ela tem o tamanho de um cão de caça e parece uma enorme mistura de um crustáceo com um inseto. O que mais chama atenção de vocês são as antenas, que possuem pequenos pelos e parecem exalar um tipo de gás. Assim que o gás envolve as barras da jaula, elas começam a se desfazer em ferrugem."

O Monstro da Ferrugem
Uma das criaturas mais temidas por qualquer aventureiro, o monstro da ferrugem fez sua estreia em Greyhawk, o primeiro suplemento de D&D, publicado em 1975. Apesar disso, sua origem é mais antiga, e semelhante a de outros monstros que falamos aqui.

A inspiração para o monstro da ferrugem surgiu do já famoso pacote de "dinossauros de plástico" que inspirou Gary Gygax a criar outros monstros clássicos como o bulette e o urso-coruja. O próprio Gary falou um pouco sobre isso na edição 346 da revista Dragon:

"Sendo sincero, não tem muito o que falar sobre o monstro da ferrugem. Eu comprei um pacote de miniaturas numa loja de 1,99 e lá estava uma criatura que parecia uma lagosta com uma hélice na cauda. Não conseguimos pensar em nada ameaçador para ela, e então a inspiração veio. Era um monstro da ferrugem, uma criatura que enferruja metal." (Traduzido de https://dnd.rem.uz/Dragon%20Magazine/301-350/Dragon%20Magazine%20%23346.pdf)


A miniatura e o desenho
Desde então, o Monstro da Ferrugem apareceu em todas as edições de D&D e se tornou uma criatura marcante nos RPGs de fantasia medieval. Até mesmo jogos nacionais como Tormenta e Old Dragon fazem questão de contar com a criatura em seus bestiários.

Além de RPGs, o Monstro da Ferrugem também aparece em outras mídias da cultura pop. O principal exemplo disso está no desenho Futurama (que é cheio de referências a D&D e a jogos de RPG em geral), onde a criatura marca presença,

E o dono dela é um robô enferrujado!
Ficaremos por aqui por hoje, pessoal. Espero que tenham gostado da coluna dessa semana. Continuem a conversa nos comentários. Vale falar sobre o monstro e contar de quando um deles destruiu o equipamento do seu guerreiro de nível 13 (não que isso já tenha acontecido comigo).

Aproveitem para deixar seus pitacos sobre a coluna e mandar sugestões para os próximos monstros. Semana que vem, teremos mais um monstro que parece um inseto. Mas esse será um pouco mais brutal...

Abraços!

3 comentários:

  1. Acho q a gente tinha q escrever um livro sobre Origens do D&D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te falar que eu topo, hein. :D
      Se organizar direitinho, todo mundo curte.

      Excluir
  2. Não lembro se oficialmente, ele afetava armas mágicas... Mas lembro uma vez que usei em Ad&d que afetava qualquer coisa. Era um verdadeiro pesadelo. Ótimo post Miguel!

    ResponderExcluir