sexta-feira, 28 de abril de 2017

Papo de Monstro - Illithid

Olá, pessoas! Estamos começando mais uma edição da coluna Papo de Monstro. Nessa semana, seguiremos no D&D para falar de uma das maiores e mais importantes aberrações já criadas para o jogo.

"A criatura se levantou e, lentamente, virou seu corpo em minha direção. Foi nesse momento que consegui ver seu 'rosto'. Aquela face não fazia sentido para mim, assim como não faria para qualquer homem considerado são. Quatro tentáculos se enrolavam ao redor do que parecia ser um cérebro humano enquanto o puxavam em direção a uma boca redonda e cheia de dentes. E então, seus olhos brancos se fixaram em mim e eu comecei a sentir meu cérebro esvaziar."


O "primeiro" Devorador de Mentes
Os Illithid (ou Devoradores de Mentes) são uma raça de monstros que se alimentam de cérebros humanos. Suas origens no universo de D&D já foram recontadas várias vezes: Eles já foram criaturas que habitavam a Terra em tempos antigos; monstros de outras dimensões que escravizavam seres humanos; e até mesmo seres criados acidentalmente por uma praga mágica.

Entretanto, sua criação no "mundo real" é bem definida. Ela se deu em 1975, na primeira edição de "The Strategic Review", uma revista que lançou as bases do que viria a ser a revista "Dragon".
O responsável pela criação dessa espécie foi Gary Gygax, que comentou um pouco sobre sua inspiração em uma entrevista no fórum ENWorld:

"Criei o Devorador de Mentes totalmente da minha imaginação, mas fui inspirado pela capa de 'Burrowers Beneath', de Brian Lumley." (Traduzido de: https://web.archive.org/web/20080512130715/http://enworld.cyberstreet.com/showpost.php?s=2747b9e3683e019185853480151270ce&p=1991676&postcount=126)

A origem da inspiração
Com isso, é fácil é notar o motivo da aparência "Lovecraftiana" do Devorador de Mentes. "Burrowers Beneath" é fortemente influenciado pela obra de H. P. Lovecraft.

Atualmente, os Illithid são considerados parte integral da identidade do D&D e não são considerados conteúdos OGL, assim como o Beholder e a Pantera Deslocadora.
Apesar disso, a influência do monstro na cultura pop é visível e geralmente vem acompanhada por influências das obras do próprio H.P Lovecraft. Um ótimo exemplo é o jogo de PS4 "Bloodborne", onde nós temos Devoradores de Mentes como inimigos, além de outras criaturas e temas inspirados pela obra de Lovecraft.

Brainsucker, os Illithid de Bloodborne
Ainda nos videogames, os Illithid também estão presentes nos jogos oficiais de D&D, com destaque para a cidade dessas criaturas mostrada em "Shadows of the Underdark", expansão de "Neverwinter Nights".

E ficaremos por aqui, pessoal. Espero que tenham gostado do texto dessa semana.
Deixem suas sugestões, dicas, críticas e reclamações para as próximas colunas nos comentários.
Valeu, amigos. Até a próxima.

5 comentários:

  1. Excelente Miguel! Parabéns pela pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. Que irado que eles aparecem no Bloodborne. No Final Fantasy eles também aparecem, com uma roupagem mais clássica e com as barbatanas de lula: http://finalfantasy.wikia.com/wiki/Mindflayer_(Final_Fantasy)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima lembrança, Bruno.
      Por sinal, não jogo um Final Fantasy desde o 12. Tenho que correr atrás :P

      Excluir