sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Blackmarsh

Clique na imagem acima para BAIXAR.

Nos dias em que o homem conhecia apenas o trabalho em pedra e lutou por sua existência contra orcs e goblins, o céu se transformou em cinzas e uma montanha incandescente tombou sobre a terra. O mundo se abriu e as águas cinzentas se precipitaram. Aqueles que sobreviveram ao impacto perderam-se à medida que nuvens ferventes se precipitavam em todas as direções. 

Entretanto, A Montanha Que Tombou deixou um presente: Magia. Os sábios e de coração forte, descobriram novos poderes para moldar o mundo. Na desolação em torno da Baía da Fumaça, o aventureiro encontra Viz, a magia em forma física. E ainda mais: espalhados em meio à paisagem, jaziam artefatos estranhos e criaturas estranhas que sobreviveram à Montanha Que Tombou. Por um tempo, homens, anões, orcs, goblins e outras raças enfrentaram os perigos e lutaram uns contra os outros naquele campo devastado. Então os elfos entraram em Blackmarsh, expulsaram os monstros e curaram a terra.

Hoje em dia, muitos chegam a Blackmarsh para colher Viz, matar monstros ou procurar os artefatos estranhos que perduraram a passagem do tempo. A única força que está contra as criaturas que tentam invadir as terras civilizadas são os Blackmarsh Rangers. Qualquer pessoa que esteja disposta a defender a terra e seus povos, é bem-vinda em suas fileiras. Poderosos reinos fora de Blackmarsh estão começando a lançar os olhos cobiçosos para as riquezas da terra. Os aventureiros da sua campanha se tornarão ricos e poderosos? Ou seus ossos se juntarão aos muitos que se afundaram nos pântanos?

Blackmarsh é um cenário de campanha OSR completo e gratuito, criado por Robert Conley (do blog Bat in the Attic). Ele faz uma homenagem direta a Blackmoor e Greyhawk. Ambos os cenários exploravam a descoberta de novas regiões, criaturas estranhas e únicas e os elementos marcantes do género Espada & Feitiçaria. Descobri Blackmarsh ano passado (apesar dele ter sido lançado em 2011!), quando procurava um cenário adequado para minha campanha caseira usando os módulos prontos de Dungeon Crawl Classics. É perfeito também para Lamentations of the Flame Princess, Dungeon World e Espadas Afiadas e Feitiços Sinistros. Além disso, trabalha muito bem a exploração hexcrawl, com muitos mapas hexagonais e descrições. 

Entre as coisas bacanas do cenário, está a Viz, magia em estado bruto, que pode ser encontrada de diversas formas e melhorar os efeitos de uma magia (ou não esquecer a magia, se usar um sistema vanciano). Os BlackMarsh Rangers, que é um grupo semelhante a Patrulha da Noite (de Game of Thrones), mas que também serve para o Juiz/Mestre que desejar incorporar a classe ranger no seu jogo. A escrita do jogo é bem coesa e charmosa: parece que você está de fato, lendo um livreto da TSR nos tempos do Ad&d 1st edition. Ainda contém uma tabela de rumores para fomentar uma aventura estilo sandbox, com muitas entradas geográficas para o Juiz/Mestre preencher as lacunas.

No mais, não deixem de conferir esse incrível e rico material.
Abraço a todos e bons jogos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário